quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Dia 04 (18/11/2013): Grand Canyon - AZ

Mais uma vez tomamos café no hotel e saímos cedo (aqui já conseguíamos a proeza de acordar por volta das 06:30). A distância entre Albuquerque e a Grand Canyon Village seria longa, 440 milhas (pouco mais de 700Km) e tínhamos que chegar cedo ao GC se quiséssemos ver o pôr do sol. O percurso é longo mas bonito, Gustavo e eu dividimos a direção e o tempo voou. Fizemos poucas paradas, só para abastecer e um almoço rápido num Olive Garden em Flagstaff.

Pela estrada afora...

Conseguimos entrar no Parque Nacional por volta das 15:30. A entrada custa USD 25,00 e vale por uma semana. Fizemos o check in no Maswik Lodge e passamos no quarto para deixar nossas coisas. O atendente foi muito simpático, recomendando o melhor ponto para ver o pôr do sol naquela época do ano. Ao chegar em nosso alojamento, quase morro ao me deparar com a seguinte cena na porta do meu quarto:

Era muita fofura junta! Os bichos quietinhos e tranquilos ali do lado, no melhor esquema "você não me incomoda, eu não te incomodo e ficamos bem assim". Há diversas placas pelo Parque avisando que não se deve tentar contato com os animais e foi o que fizemos. É uma questão não só de segurança mas também de entender que aqueles animais são selvagens e é importante para a manutenção do parque que continuem assim.
Peguei um bom casaco, luvas e gorro, pois imaginei que a temperatura devia cair muito na beira do canyon. Fomos a pé até o ponto do ônibus que nos levaria ao Mohave Point. Lá tivemos nosso primeiro contato com o esplendor do lugar. Vale dizer que o sistema de transporte interno do GC é sensacional, dá pra visitar todos os vista points, hotéis e restaurantes utilizando os ônibus gratuitos do Parque. Basta olhar no mapinha que você recebe na entrada a melhor linha para você e pronto!
Esperando o ônibus em grande estilo!
Chegamos ao Mohave Point e já eram 16:30. Havia um mirante bem bonitinho, mas vi uma trilha à esquerda e nenhuma placa dizendo que não podia ir ali... O Gustavo ficou meio preocupado de andar na beira do cânion, mas eu já tinha ido. Arrumamos um ponto totalmente deserto e vimos o sol se pondo como se o evento fosse particular! Espero que as fotos seguintes deem conta de demonstrar um pouquinho o que foi o espetáculo a que assistimos.

Não tem como não se emocionar num lugar assim...
Findo o pôr do sol, pegamos o ônibus de volta para o Maswik Lodge. Visitamos a lojinha de souvenires e resolvemos comer uma pizza no Maswik Pizza Pub. Meio carinha, mas nada lá era particularmente barato. Uma pizza vegetariana delícia, umas cervejas e pronto, banho e cama! No dia seguinte seguiríamos até Vegas!

Impressões sobre a GC Village: Achei muito bacana a forma como o parque é administrado. Tudo é pensado de modo a minimizar o impacto das pessoas sobre a natureza, desde a reciclagem do lixo e os xampus ecológicos até a sinalização nas trilhas e os funcionários atenciosos e dispostos a sanar qualquer dúvida. E me pareceu que o público respeita isso, o que é muito legal. Há muito o que fazer no Parque, eu passaria fácil uns 5 dias conhecendo as trilhas e os vista points. E tudo isso com o conforto de um bom lugar pra dormir, chuveiro quente, etc. Acho que é um programa sensacional para qualquer idade!